terça-feira, 6 de outubro de 2009

Feliz Dia das Crianças

12 de Outubro não será apenas mais um feriado, mesmo sendo um puta feriado - já que cai na segunda-feira.

Segunda, é o dia das crianças. Todos nós já fomos crianças: alguns cresceram mas, mentalmente, não conseguem se livrar das lembranças pueris. De todo modo, é importante observar o comportamento delas porque, em geral, os pequenos se deixam mostrar sem estratagemas e joguinhos que a gente só aprende quando vira adulto.

E porque estamos falando de crianças e sua peculiar "cinceridade"? Ué, para falar sobre as agências do nosso grande mercado de publicidade.

Se você jovem estudante ou ambicioso profissional júnior anda instigado a assumir seu lugar no glorioso mercado publicitário paraibano, separamos alguns mandamentos fundamentais para você sacar qual é o terreno onde vai começar a pisar:
  • Todas as agências são, salvo raras exceções, propriedade de abnegados que cuidam das marcas dos clientes, geram lucros para os clientes, geram empregos para os profissionais e tudo por amor ao mercado (porque todos alegam tomar prejuízo);
  • Publicitário paraibano não recebe aumento, inflaciona o mercado;
  • Chapéu de Ouro é como lembrancinha de aniversário, se você está na festa, leva.
  • Você só ganha dinheiro com agência se tiver uma conta de governo;
  • O mercado é assim mesmo;
  • Planejamento em agência paraibana é como chifre em cabeça de cavalo.

12 comentários:

Anônimo disse...

Muito, muito, muito bom esse post. Todo dono de agência tem que ler isso. Parabéns.

dadado disse...

Posso contribuir? Então lá vai:

O cliente nunca vai aprovar aquilo que o dono da agência nunca viu na globo.

Por falar em globo, nem tente anunciar em outras mídias: o negócio é radio, jornal, outdoor, panfleto (ou flyer para os modernos) e.. GLOBO.

Em João Pessoa o pessoal não entra na internet, nem tente anunciar.

Todo anúncio, pra ser bom mesmo, precisa de palavras de ordem como: conforto, sofisticação e elegância.

Atendimento, jure de pés juntos que defendeu a peça até onde deu, mas reserve-se o direito de não precisar explicar por que o cliente reprovou.

Refazer uma campanha infinitas vezes sem nenhuma justificativa a não ser: "o cliente não gostou" reforça sua perseverança. é para o seu próprio bem.

Pra finalizar, o famoso bordão: Eu, (Nome do dono da agência), 10 anos de experiência... (insira sua frase de efeito aqui e saia na coluna mercado)

Obs.: Não diga 8 nem 15 anos, diga 10 anos de experiência: li num livro de mkt que a sonoridade do número remete a sofisticação, elegância e tecnologia.

Tava com saudades daqui. se quiser, mando umas peças minhas pra contribuir. ;)

Anônimo disse...

PUBLICITARUO PARAIBANO NÃO RECEBE AUMENTO INFLACIONA O MERCADO.
>>>

Clap your hands, geral.
Genial.

Analítico disse...

Fazia tempo que aparecia por aqui.
Planejamento? Estratégia?
Ilusão alguma agência se propor a oferecer isso ao cliente, dono de agência tá mais preocupado se os peitinhos da atendimento estão em ordem para encantar os clientes...

Proponho uma pesquisa rápida: Quero ver aqui, quem quando era criança e perguntavam para você o que queria ser quando crescer, dizia: PUBLICITÁRIO????

Protocalo disse...

Vamos dar um pouco de esperança tb, minha gente. Outra grande verdade do nosso mercadinho é que não é preciso ser bom para trabalhar nele. Mais ou menos ou mais pra menos, tá de bom tamanho. Você não vai cobrar muito, não vai pedir aumento (ou melhor, inflacionar o mercado) e não vai ter apego nenhum com aquilo que criou, já que não sabe o que está fazendo. Ótimo! E se vc tiver esse requisite e ainda for o mais antigo na criação, vualá: ainda vira diretor de criação! Pessoas boas são complicadas - vc não quer ser assim, não é?

Entre na onda do mercado, pule de agência em agência, aceite gritos de chefes bipolares, receba pela metade, pense mais na agência do que em você, fique sempre até depois das 20h, chegue cedo sempre com um sorriso no rosto. E se, por algum momento, passar por sua cabeça que tudo isso pode estar errado: cale a boca! Olhe para os lados, se ninguém percebeu que você teve um sopro de consciência, seu emprego está garantido. Ufa!

Pubriciotário Essperiente disse...

É triste mas é verdade. Publicitário aqui na PB rala pra caracóles, ganha uma merreca, e quando se valoriza é trocado por um "novinho", sem experiência e que aceita colocar até um "tolete" no anúncio se o dono da agência ou o cliente mandar. Poucos conseguem o reconhecimento (e o aumento tb) dentro das agências. Já trabalhei em agência em que, para a mesma função, pessoas com praticamente a mesma capacidade, recebiam salários tão díspares que tinha neguin que chegava a ganhar o dobro do outro. Vai saber pq? Aos que sonham entrar nesse mundo de "glamour, sofisticação e elegância", eu aconselho a serem persistentes e tentarem sempre fazer o melhor para mudar essa situação, ou quem sabe fazer uma pasta massa (repleta de fantasmas)para um dia ir para outro estado que reconheça melhor o nosso trabalho. Ou tem alguém aqui q ganha mais de 3 conto trabalhando em agência na PB??

Anônimo disse...

Protocalo, a declaração mais feliz foi sobre os chefes bipolares. Usaria até a expressão sócio bipolar.

Anônimo disse...

Quem mandou não estudar? Taí, virou publicitário na Paraíba.

Anônimo disse...

Gente, mas a Culpa é do Cliente e é nossa também. Você se esmera, faz um puta planeja mento - sim, acreditem, tem quem faça – varias laudas explicado a estratégia de comunicação, o porquê das mídias escolhidas, etc e tal... e a beleza do cliente ( anunciante paraibano) pula todas essas páginas e onde ele vai? Na do orçamento, é claro! E aí, se não tiver aquele desconto, foda-se!! Foda-se o belo planejamento, foda-se qualquer argumentação do atendimento – acredite Dadado tem atendimento que tenta sim defender as, muitas vezes, viagem da criação - “mas e meu desconto? Veio um cara aqui de uma agência tal ( essa mesma cujo o nome é o mesmo do dono) e disse que consegue muito mais e ainda me da a criação de graça” e mais “eu conheço fulano da TV tal ( essa mesma que você pensou) e vai me dar mais 20% de desconto (esse mesmo, o que seria a comissão da agência) se eu fechar direto” e ai? A verdade, por pior que seja, é que realmente na Paraíba só está um pouco tranquila a agência que tem conta do Governo, não foi à toa que a ultima licitação realizada houve 25 pobres e esfomeados agências tentando uma fatia do bolo, um recorde!!
Mas o que podemos esperar de um Estado como o nosso, sem indústria, sem incentivo, sem grandes investidores, de uma população de maioria funcionária pública que só ta preocupada em saber se Cássio é candidato, se Ricardo vai se aliar a ele, se Maranhão se reelege... que vive e respira política? Que passa anos com um adesivo desbotado no carro - até que cheguem as próximas eleições e eles troquem - “ ZÉ É 15” QUERO VERDE NOVO” “40”?
Enquanto não houver uma mudança geral, desde la de cima, um governante que abra as portas para o progresso, traga investimento de fora e consequentemente riqueza, a concorrência nunca vai existir, os anunciantes serão os mesmos, as agências continuarão se matando por eles e os funcionários (os coitados dos publicitários paraibanos) continuarão ganhando pouco e se submetendo ao que o cliente quer.
Obs. Perdoem os “foda-se”... ops!!

Anônimo disse...

"(...) as, muitas vezes, viagem da criação (...)"

Esse tipo de frase dá nojo.

...fé na tábua. disse...

Para o milagre da produção de uma boa consciência coletiva é necessário muita fé e esperança. Mas, num mercado em que todos já se prostituíram (em algum momento para sobreviver) não há santo que aposte no multiplicação dos pães.

Melhor momento:
"Planejamento em agência paraibana é como chifre em cabeça de cavalo."

Dura verdade, mas há um mundo menos cinza do lado de lá da BR...

dalcaledu disse...

o texto é muito massa e o filmezinho melhor ainda, lembrei daquele mascote da Kelly Magazine...rsrsrs