sexta-feira, 18 de abril de 2008

Não/Parece coisa de publicitário.



Vamos falar de bom senso. Essa, é uma ferramenta da mente humana (que mais parece estar desativada na cabeça de algumas pessoas) responsável por evitar que façamos alguma estupidez – ou cagada, para sermos mais claros. É uma espécie de sabedoria cotidiânica que nos permite reunir critérios básico para decidirmos sobre algumas situações. Isso nos permite, mesmo não tendo uma capacidade filosófica avançada, o conhecimento empírico ou científico, assumir uma postura correta nos momentos de dúvida. Agora vamos aplicar essa definição informal à propaganda. É justamente onde o bicho pega. Parece que o bom senso dá incompatibilidade quando executado no sistema operacional da cabeça de alguns publicitários. Existe sim um bom senso, ou senso comum, que deve ser usado na propaganda. Justamente, o conhecimento empírico citado, adquirido desde o início da nossa profissão, até hoje. Que nos diz para tomarmos cuidado com os trocadilhos baratos, com as idéias idiotas, com argumentações falsas, e junto a tudo isso, com a ética social, que nos diz para não descriminarmos raça, cor, idade, gênero, região e outras coisas mais. Agora, analisem bem esse anúncio, e façam as considerações baseados no que se refere ao bom senso profissional e social.

*Parece coisa pra banqueiro. (exagero – falso argumento)

*Mas ( estabelece uma relação de contraste ente o primeiro argumento e o segundo. Negando que o bairro citado não seja adequado ou não seja compatível ao empreendimento).

* Banqueiro – Bancários ( profissão de banqueiro e bairro dos bancários. Trocadilho barato).

5 comentários:

Anônimo disse...

banqueiro de jogo do bicho, talvez. ou quem sabe dono de banca que não o jornaleiro. nao deu.

mas, meu querido blogueiro você tá cada vez mais desleixado na escrita hein?

Anônimo disse...

Quanto mais eu rezo, mais anúncio ruim aparece. O pior foi que eu vi essa jóia rara no jornal, ai resolvi vir dar uma olhadinha aqui no blog, e então?! Cá estava ela! Espero que a fixa caia na cabeça de quem fez isso e que essa pessoa consiga se perdoar um dia! hehehe

fui

Anônimo disse...

A idéia é muuuuuito ruim, caramba! E o layout?

Anônimo disse...

Vamos atualizar? 100 anos do O Norte estão aí. Dia das mães nem se fala.

Anônimo disse...

estou chocado!