terça-feira, 15 de janeiro de 2008

E a comunicação da Unimed continua ruim das pernas. Mas parece que o problema tá na cabeça.





Aquele que tem acesso a determinados jornais da cidade já foi agraciado com um dos façanhosos anúncios da Unimed João Pessoa, os quais deixam transparecer o esmero com que a empresa trata sua comunicação – atualmente caracterizada por idéias banais, sem graça e de baixo intelecto. Sem falar, mas já falando, do posicionamento de “falsa promessa” que eles insistem em agregar. Já que ninguém vai deixar de ficar doente porque fez um plano de saúde, e sim, terá uma suposta segurança, caso fique. Mas esse é um mal que assola quase todos os planos de saúde.

Os citados anúncios acima, são pequenos diabos que fazem parte de uma insistente estratégia de mídia – a meu ver, não muito eficiente – que se proliferam informando, da maneira mais burra possível, as condições, promoção e até se camuflando de institucionais, às vezes. Mas, o que vale a pena ser apontado é a “não criatividade” aplicada ao trabalho, o esforço zero, a ausência de critério. Acreditamos que o fundamental para uma boa criação é o conhecimento do produto/serviço que será anunciado. No caso de uma house agency, o conhecimento adquirido é profundo, pois vivem o dia-a-dia da coisa. Então, o que falta para anúncios surpreendentes, engraçados e do caralho? Bem, não sei.

O que vejo é uma empresa que não se preocupa com sua imagem. Aproveita exaustivamente dos poucos momentos de sucesso, encobre aqueles outros que as pessoas não precisam ficar sabendo, sustenta um programete de tv – talvez o menos ruim apelo da grandalhão verde, mesmo sendo uma ação recheada de critérios políticos internos.

Por um certo período a Unimed rendeu bons anúncios, que argumentavam de maneira criativa o porquê de si ter um plano de saúde que custa os “zói da cara”. Hoje, apela para trocadilhos asquerosos, me fazendo questionar: Como a comunicação de um plano de saúde pode me fazer passar tão mal?

8 comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que o Blogueiro e um incompetente e frustrado que não consegue fazer alguma coisa que preste, para ganhar algum premio ou até mesmo um aumento. Então para satisfazer seu “Ego”, fica fazendo criticas de mal gosto e inconstrutivas a respeito de “B” ou de “C”. Cara ao invés de ficar aqui perdendo seu tempo, vai estudar e procura melhorar seus conceitos, para que num futuro você seja lembrado no mercado como uma boa referencia! É não como um zé ruela, que fica se escondendo atrás de um “Anônimo”, para não sofrer represarias. Cara faz algo de futuro na tua vida, porque não faz um Blog de verdade, com dicas, cursos ou coisa do tipo?? Porque não tenta fazer um Clube de Criação da Paraíba?? Porque não faz um Blog para os criativos expor seus trabalhos?? Não faz um banco de dados com estagiários ou a galera que está em stand by?? Cara deixa de fica escondido, bota a cara para bater, se você e tão bom assim!!
A tá, entendo. Você não e homem para assumir o que faz, tudo bem. Perdão então!

Vou deixar “Anônimo” para você sentir como é bom.

“Palhaço só tem graça, quanto tem publico para rir!”

Anônimo disse...

Acho que o grande problema é a saturação que os profissionais das houses enfrentam. Não tem quem aguente passar tanto tempo morando em uma casa toda verde.

Anônimo disse...

Me pergunto o que serve de referencia para os criativos PARAIBANOS?.
Mas sinceramente, vejo o quanto cada vez mais blogs com essa proposta são tão aceitos e acessados no mercado.
Lembro-me bem de uma das primeiras tirinhas do blog que apresentava o publicitario era o unico animal que defendia suas fezes.
Sinceramente? Acredito que continuar com a proposta de sim, discutir a comunicação da paraíba ainda renderá muitos acessos e contribuições sádias para o mercado.
Sugiro a meu caro amigo, lançe a proposta do CLUBE DE CRIAÇÃO, quem sabe assim você não contribui mais para a diminuição dos frustados e tristes como você fala, só um efeito colateral será percebido, os psicológos irão ficar putos com você, mas sem duvidas você poderá dormir satisfeito, sabendo que estará contribuindo para dias melhores na comunicação paraibana, e deixando de realmente vir aqui para defender campanhas pobres de idéias...
Abraço a todos,
Estou de volta.

Anônimo disse...

Não vou defender o mercado da gente até porque esse não merece que alguém passe a mão em sua cabeça. A indignação do colega anônimo é natural, deve ser um dos otimistas apaixonados pelo que faz e que recebe um salário não coerente com o seu talento. Nada muito diferente da maioria que vem aqui. Apoio a idéia do Clube de Criação da Paraíba. O já tão cogitado: CCPB. Isso iria até dar uma valorizada nos profissionais. Bom, né? Mas não acho que o blog seja do todo mal. Apontar o que está errado já é um começo para quem tem interesse de fazer o certo. Rí muito quando vi no jornal um anúncio que foi publicado aqui, com erros de português, todo corretinho, justamente os erros apontados pelo blogueiro. Hahaha... Mas fica ai o apelo por um espaço aqui no blog para os bons trabalhos!

P.S. Será que vai aparecer pelo menos 1 por mês?

hsauhau

Anônimo disse...

Que esse blog é uma perda de tempo, é. Serve apenas para alimentar o sádico, o perverso, que temos dentro de cada um de nós. Mas, sinceramente, a proposta do blog é essa mesmo que estamos a ver. Quem se der o trabalho de fazer um outro blog, mais sério e construtivo, que o faça, será mais bem vindo ainda que este aqui.
As houses... cara, chega uma hora que as idéias devem acabar mesmo... mas, no caso da Unimed, há sérios motivos para os profissionais de lá continuarem por lá: plano de saúde, carteira assinada direitinho, entre outras coisas mais que o mercado não oferece. Mas o preço a pagar é esse mesmo: se neguinho ficar lá por milhares de anos, vai ser difícil de descongelar quando saír do freezer. E daí, bixo, se for colocado pra fora, não consegue emprego em agência nenhuma, acredito. Com um portfolio recheado de peças como essas...

Anônimo disse...

Falem o que for...mas acho que as pessoas não vêem o lado legal desse blog. O objetivo é criticar mesmo, e não ensinar a fazer correto. Cada um que se esforce e faça o seu melhor. Referências tem aos montes ai na internet, em anuários, revista...e se o cara não se importa com a qualidade dos seus trabalhos, também não deve reclamem de eles virem parar em um blog assim.

né não?

Anônimo disse...

Monopólio. Médicos-cooperados que levantem a mão pro céu de poder trabalhar pra Unimed e receber sua michariazinha por consulta. Que tal tomar lições de marketing e propaganda de Doutor Aucélio?
Quem duvida que se a comunicação estivesse nas mãos de uma agência, estaríamos vendo a mesma coisa nos jornais e tvs da vida. Os criativos que trabalham na Unimed devem sofrer, ou não...simplesmente fazem o que pedem e mandam a preocupação com a criatividade às favas. De quem é a culpa?

Anônimo disse...

Mais uma vez a culpa é do cliente?.... risos...
Ou a culpa é de quem se submete a isso...? A qualidade da publicidade na Paraíba é péssima. E é assim pq muita gente não tem a mínima vocação e empenho. Se o cliente pediu “assim” ou “assado” é da competência do publicitário ter o poder de convencimento.
Antes de saber vender o “sabonete” ele tem que saber vender seu projeto, sua campanha do produto, o “sabonete”, para o cliente. Se vc só abaixa a cabeça, não se impõe, não mostra alternativas e não sabe convencer então abra um fiteiro e vá vender qualquer coisa mais fácil... (sem querer desmerecer os trabalhadores do ramo)

A culpa não é do cliente, a culpa é de quem não sabe vender uma proposta e um projeto melhor... investir na qualidade, na criatividade tem como resultado satisfação do cliente. É só analisar os "cases" de sucesso, nenhum deles é feito por puro delírio e vontade de um dono de algum produto, por mais autoritarismo e delírio de um cliente o publicitário que não sabe convencer e se impor ele se prostitui, e pior, por um pouco a mais faz sem camisinha e ainda beija na boca...