quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Em enquete, perguntamos: "Fora o cliente, quem mais tem culpa?". O resultado mostra que uma coisa liga à outra.



Primeiramente, feliz Ano Novo para todos os leitores do blog. Que 2008 traga muita felicidade, paz e conquistas. As primeiras já podem vir junto ao consagrado prêmio da propaganda paraibana: o Chapéu de Ouro. Eita, danado!

Em consonância ao que vem sendo ressaltado nos comentários, resolvemos alinhar a enquete realizada mês passado, pelo blog, ao já intitulado movimento: “Massacrados da Criação”. O mais interessante é prestar atenção em como eles se afirmam. As críticas feitas, supostamente, pelos “Massacrados”, tem como alvo os donos de agência. Não importando o tamanho, o potencial criativo ou qualquer outro fator delas. Pois bem, antes de tirarmos alguma conclusão precipitada vamos adiante.

No esforço de manterem suas empresas abertas os donos fogem, meio que com freqüência, do formato de gestão de uma agência de propaganda. Atropelam etapas, estipulam prazos impraticáveis, obedecem rigorosamente aos pedidos (ordens) de seus clientes - pessoas que muitas vezes não fazem idéia do que é propaganda. Assim, esses empresários, assumem total irresponsabilidade ao ameaçarem com dicas, palpites e caprichos alheios, a funcionalidade das peças criadas. Isso desencadeia uma corrente de eventos que podem acarretar na perda da credibilidade da agência, ou pior, a impressão da não necessidade de uma agência, pelo cliente. Sem falar dos efeitos internos. Seqüelas fáceis, já que o endomarketing praticado nas agências não é lá nenhuma maravilha. Pode-se sentir isso no resultado da enquete. Sabemos que não são os clientes que lêem esse blog, são os funcionários, parceiros e até alguns donos de agência. Então esses números são apenas o ponto final de um processo que tem início em pequenas coisas ocorridas no dia-a-dia das agências.

O quadro atual do mercado pode não ser apenas culpa dos clientes, senhores donos de agência. Nosso mercado está estagnado porque os senhores se vêem como sujeitos soltos lutando por causas divergentes e não como uma força conjunta pra fazê-lo prosperar. As reuniões da Abap-PB poderiam muito bem ser chamadas de planos de boicote ao mercado. Regadas de dormência e inércia, resultam em zero.

Enquanto os profissionais não forem valorizados, um bom modelo de gestão seguido e a cultura publicitária implantada nas agências e exposta aos clientes, o mercado continuará puxando rédea de cavalo morto.



P.S

A enquete tem uma margem de acerto de 2 pontos percentuais, para mais ou para ainda mais.

37 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da proposta da eleição. E
Meu voto vai para a Ponto D.

Justificativa: É impressionante como os donos, especialmente Frank Ramalho, desrespeitam os profissionais da criação.

Já sabemos inclusive que, tempos atrás, ele partiu pra bater em funcionários (quebrando até uma porta), porque os mesmos supostamente o estavam criticando.

OBS: ACHO QUE A PONTO D VAI DISPARAR NESTA ELEIÇÃO.

Anônimo disse...

HeHeHe, a disputa é dura, mas meu voto vai para a Mix.

Ninguém merece Jurandir Miranda, não é verdade?

Anônimo disse...

Se o assunto é massacre da Criação Publicitária na Paraíba, vou de
de Miranda, pelo conjunto da obra.

Mas, bem pertinho, está a agência Criare com suas "criações maravilhosas"...

Anônimo disse...

Gente, eu acho que a culpa é do criativo, porque só acha ruim e não se une como classe profissional para exigir seus direitos. Não estabelece regras nem limites e se submete a patrões que acham que fazem favor ao contratá-los. Acho que a culpa é do veículo, que odeia as agências por insistirem em comprar os programas de acordo com a segmentação e não querem anunciar globo rural para uma loja de lingerie. A culpa é das agências, por não se comportarem como "concorrentes sadios", conquistando clientes pelo resultado em vez de se ater a lamber os ovos do cliente, mendigar o BV e abrir mão da taxa de criação (Olha, na minha padaria você leva o pão de graça). Apostam na política da boa vizinhança, do tapinha nas costas, e ninguém mexe com ninguém pra não ficar de mal na reunião da ABAP. Ninguém aposta na competência, mas sim no "deixa eu fazer essa campanha vai, por favor...". A culpa é até minha, que em vez de dizer isso pros caras, venho aqui como anônimo e acho que vou resolver alguma coisa. Só não acho que a culpa seja do cliente, porque esse, coitado, só existe para nos fazer felizes. :)

Anônimo disse...

é verdade. acho que jah pasou da hora dos criatyivos desse mercado aparecerem. todo mundo fala aqui de jurandires, franks, marianas, mirandas...
mas cadê os criativos, quem sao os criativos da Paraíba?
enquanto a disposicao pra mudar se concentrar nas mesas de bares da vida, e nas caixas de comentário de blogs desse naipe, a coisa naum vai mudar.

Anônimo disse...

Essa eleição podia sortear um Prêmio entre os Massacrados...O contemplado iria ganhar um mês trabalhando como subordinado do Diretor de Criação da 9.Idéia!!!
Podem ter certeza, é pior que passar uma temporada com o Alien e o Predador juntos...

Anônimo disse...

Cadê o meu voto? Fui um dos primeiros a votar, ainda na postagem sobre o Prêmio Criatividade.

O jeito é fazer um crtl C, crtl V...

"Sou mais um Massacrado da Criação e meu voto sem dúvida vai para a Ponto R.

Já trabalhei em várias agências mas o pior patrão de todos, disparado, é o Rayner Holmes.

Não entende nada de criação, é prepotente e ainda por cima trata muito mal os funcionários".

Anônimo disse...

Vai ser divertido.

Não sei o porque dos donos de agência inssistem em engolir certas idéias dos seus clientes... Muitas vezes o panfleto, o folder, a arte de jornal, outdoor e até mesmo vt's ficam ótimos até sairem da agência para mãos de clientes idiotas, onde cometem barbaridades fazendo pedidos de modificação onde quase sempre, ou porque não sempre sem cabimento...
Existe também situações onde os proprios donos da agência pensando em entender das coisas acabam estragando toda a arte com sua opniões incríveis.
Pobres redatores e designers, fazem tanto para que saia algo legal...O pior é que eles são funcionarios, e nada podem fazer a não ser fazer oque se manda.

Aguardo a lista das ilustres agências a concorrerem esse prêmio.

VAI SER DISPUTADÍSSIMO! =D

Alex Camilo disse...

Somos pré-históricos, ainda vivemos na década de 60 da propaganda brasileira, quando o cliente não sabia o que era marketing e tinha sempre razão, quando o contato da agência com os clientes se dava por meio dos donos, quando quem redigia os textos eram os donos, quando os designers ficavam no porão da agência e propaganda ruim dava resultado.

Nos anos 70 a criação se organizou, tomou o poder nas agências e o Brasil tornou-se referência mundial em propaganda.

Os anos 80 foram uma grande farra, propaganda virou mágica, criativo ganhava mais de que diretor de banco e a profissão ganhou o falso glamour que até hoje tem um monte de idiotas perseguindo.

Na década 90 as grandes empresas descobriram que propaganda sozinha não faz milagre, fecharam a torneira e começou a ditadura do marketing. Daí o negócio precisou se reestruturar e as agências passaram a ter de preocupar-se algo mais além de ganhar prêmios, tomar champagne e comer caviar.

Daí chegou o século 21, ao qual assistimos como a um filme de ficção científica e onde o máximo da criatividade brasileira é fazer fantasma plagiando americanos, ingleses e argentinos.

Lembrem-se daquela velha definição de história que nos ensinaram no ginásio, "olhar pro passado pra entender o presente e melhorar o futuro".

Porra! Será tão difícil enxergar que ninguém vai nos dar nada de graça?
Ficar reclamando de clientes, fornecedores e donos de agência, sem olhar pro próprio rabo só perpetua esse “status cu”. Só nós podemos fazer o mercado que queremos, ninguém mais vai fazer isso por nós. O caminho é bem claro:

1º - Precisamos parar de apenas reclamar

2º - Precisamos de um canal sério de discussão

3º - Precisamos nos organizar como categoria

4º - Precisamos criar um prêmio independente

5º - Precisamos criar nossas próprias agências, produtoras, etc.

Pois então, quem tiver afim fazer algo mais que espernear, mande um email para camilodemelo@gmail.com e vamos arranjar um jeito de fazer alguma coisa.

Alex Camilo

Anônimo disse...

Uma coisa que machuca muito são as idéias ultrapassadas.

Assim, meu voto vai para a Oficina de Propaganda, do "Pré-Histórico" Alberto Arcela.

Anônimo disse...

Meu voto vai para a "PONTO D"errota...

Anônimo disse...

Meu voto vai para CRIARE.
Rosália e Juka

Anônimo disse...

Fico empatada entre Ponto D e Miranda, mas vendo pelo ponto de vista que Miranda é corretor e não agência, Ponto D ganha disparado.
Rinaldo e Frank são duas peças de museu.

Anônimo disse...

Amigosssssss

Junte todas essas ai e eleve ao quadrado... Só da o caldo da DÀDIVAAAAAA Ou Doidivaaa!!!

La o bixu come e doidindo caga fino e mija grosso, o misticismo manda mais alto q o briefing e segundo ja falaram lá... Se quiser q eu coloque um côcô no anuncio eu coloco! (Essa vai ficar na cabeça de quem ouviu essa perola)

O unico lugar onde a dona diz: Sai dai q eu faço...
Dá um pedala robinho nos dir. de arte e faz pedir p sair... kakakaka Mas como tb sei dos horrores alheios, n sei se a dignifica leva o numero 1 naum! Mas pra chegar perto dela vai ser duro para a concorrencia!

Voto é claro q para a Dádiva 1.000000000 x 0

Anônimo disse...

Ponto D e não tem para mais ninguém.
As horas que passei trabalhando lá foram horas de agonia.

Anônimo disse...

Gente, estamos esquecendo da Dádiva, que além de tratar mal não paga!
Susane Barro não nega esse nome!
Meu voto vai p ela. Tinha um amigo que ficou lá e não sei como aguentava. Ainda bem que saiu!As coisas que ele me contava não tinham preço!

Anônimo disse...

Vou de 9.Idéia. Das agências que trabalhei é a que menos valoriza o profissional.

Paga mal e existe um clima "paranóico" lá dentro. Não tem quem aguente...

Anônimo disse...

Será que a culpa deve ser sempre dos diretores de agência?

Tem muito profissional de criação que "SE ACHA" e não aceita receber crítica de seu ninguém.

É bom refletir antes de fazer o julgamento.

Anônimo disse...

Claro... estamos discutindo justamente sobre isso aqui.

A maior culpa depois do cliente é dos donos de agências. Você ainda não viu o resultado da última enquete?

=D abraço!

Lima disse...

Meu voto vai para todos nós, que perdemos tempo elegendo o pior dono de agência e ainda trabalhamos pra eles. E acredito que tudo vai continuar sempre na mesma, pois os mesmos que não assinam os posts, na hora de peitar o dono de agência não tem coragem de falar na cara. Os donos de agência almoçam juntos, conversam sobre nossos salários e se "organizam" entre si. E nós? Só vejo nêgo reclamando Não vejo muita peça boa na rua, e também não saco movimentação nem para fazer fantasmas bons. Isso não vem só do dono de agência, vem do marasmo de todos. A diferença é que nós somos mais burros, ganhamos menos dinheiro e assim fica fácil posar de coitadinho.

Anônimo disse...

.D

Anônimo disse...

Olha ai o placar parcial galera.

.D 5
Mix 1
Miranda 1
9idéia 2
.R 1
Oficina 1
Criare 1
Dádiva 2


.D goleando hein, esse Frank deve ser RIM d+ mesmo...

Anônimo disse...

Eu acho que Susane mereria esse troféu, afinal não tem mal trato maior que chegar ao fim do mês e não receber o merecido salário. Enquanto isso ela compra casa e carro.

Anônimo disse...

Como é que a Zag não tem ainda nenhum voto?!

Meu irmão, aturar Zeh "Enrolation" Guilherme e Mariana "Rambo" Craveiro não é pra qualquer um.

A pior é a ZAG, sem dúvida!

Anônimo disse...

9ideia, 9ideia, 9ideia. É um povo traiçoeiro e explorador.

Nunca pensei que ia me arrepender tanto de trabalhar nessa agência.

Anônimo disse...

.D (a agencia da Tv C.Branco)

Anônimo disse...

Nao esqueçam da tres... a pior agencia pois eh disfaçada de cordeiro, o mal foi inventado alí

Anônimo disse...

Não é justo o povo ficar falando que a Ponto D é a agência da TV Cabo Branco...

Só porque eles sempre conseguem os maiores descontos e recebem primeiro a informação de quais clientes estão investindo muito na Globo.

Gente, isso é pura coincidência...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Agora que eu vim saber dessa eleição! Foi bom porque fazia tempo que eu não acessava o blog.

Bem, o páreo é duro, mas acho que o pior ambiente de trabalho é mesmo o da 9Idéia. Ela é a grande campeã.

Anônimo disse...

como eu ainda naum trabalhei numa agencia em q eu faça job na hora q quiser e fique tirando onda no resto do dia, eu voto em todas as agencias daqui.todas me fazem dedicar todo o meu tempo hábil, sem sobrar nada para essas coisinhas bestas como mulher, amigos e projetos pessoais...entaum vai pra todas daqui

Mas perai, menos pra mix, pq pelo o q soube ela é exatamente do jeito q falei aqui em cima!
huhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuuhuhuhhu

Quero trabalhar na mix, onde as terra tem mais palmeiras, menos jobs, 5 mil gostosas do atendimento virgens pra cada criativo e onde minha mãe fica plasma

te cuida brad pit

Anônimo disse...

E após 15 dias de votação, acho que já podemos eleger as grandes campeãs, eleitas pelos companheiros "Massacrados da Criação":

1o Lugar - PONTO D (6 votos)

2o Lugar - 9.IDÉIA (4 votos)

3o Lugar - DÁDIVA (3 votos)

Sugiro agora que estas agências recebam um prêmio mais do que justo: UM PINICO.

Anônimo disse...

Eita carai! a agência da Cabo Branco em primeiro, rsrsrs (grande novidade)
E agora que eles estão sem o shopping, qual será o mais novo plano expansivo da dupla pink e cérebro?
E o que era ruim será pior? Parece que a "conta" foi para a outra agência da Cabo Branco, aquela "premiada", que tem um sócio oculto poderoso....

Tatiana Sales disse...

rpz é cada coisa que a gente acha na internet. Gosto dessa coisa subversiva.. se escreve o que quer mesmo.. uma maravilha. Democracia. Mas me admira qtos anônimos... medo de boicote do mercado... deve ser neh.. paranóia delirante.
um abraço.

Unknown disse...

Vocês devem realmente entender de uma boa publicidade, porque desperdicar todo essa energia para falar dos outros, se caracteriza numa bela campanha publicitária de recalcados por não está ganhando o suficiente para sair por aí bancando o publicitário ricão. Vocês são um bando de lisos que só passam bem quando dão aquela "POIVADA" em festas como as que tanto criticam.(CRIATIVIDADE E CHAPÉU DE OURO)
Vão a luta ganhar dinheiro pra ver se dá pra pagar pelo ou menos um site de verdade. Saiam dessa de BLOGGER, isso é mais sinal de pobreza.

Em tempo: Podem criar uma conta bancária e disponibilizar o número nesse pobre BLOGGER, garanto que todo mês eu deposito assim... uns cem reais, não vai fazer falta ao meu gordo salário.

Att. FABIANO FENIX / Dir. CRIAÇÃO
fenix@wbrasil.com

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado