quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Perdi até a fome.



Pertinho da hora do almoço resolvi dar uma olhada nos Clubes de Criação por ai a fora. Como sempre, o CCRJ me surpreende. O segundo maior CC do pais não tem critério. É um “Fala povo” da publicidade. Me pergunto por que não vejo esse nível baixo no CCSP. As agências não mandam trabalhos para lá? Há um critério de avaliação? Espero que haja mesmo, porque um CC tem como premissa maior ser a vitrine do mercado, no caso do CCRJ e do CCSP, nacional. Se é isso o exposto, essa é a nossa referência? Não, nem perto. Somos bons nessa parada de comunicar. Publicitários brasileiros, mesmo ainda guiados por modelos importados, são admirados em todo o mundo. Como é o caso do nosso ícone, o senhor W/ Olivetto. Que entende propaganda como um veículo não apenas apto a vender cerveja, geladeira, palha de aço e TV LCD de 42” com a Ivette dançando do lado. E sim, como um meio capaz de levar cultura às pessoas. Já que estamos invadindo o lazer delas de forma tão arbitrária para dizer aos homens que se eles comprarem esse ou aquele carro eles vão comer mais mulheres, se tomarem essa ou aquela cerveja vão ser mais bacanas. E a elas, que estão gordas, com a pele feia, ficando velhas e que seus filhos querem fazer cocô na casa do Pedrinho. Se todos pensassem como o Washington teríamos mais qualidade nos horários comerciais, ao abrir uma revista, assistir um merchandising, ouvir um spot, até mesmo ao ficar pendurado numa espera telefônica, teríamos algo a acrescentar a alguém. Mas parece que a tendência é ficar cada vez mais fútil, com bunda, crianças cagonas boazinhas, Ivettes, Calypsus e por ai vai. É tudo tão sem sal que às vezes perco até o gosto.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bom, acho que é mais fácil uma produção com a ivete cantando do lado do produto do que pensar para algo criativo... a agência gasta grande parte da verba para contratar uma atriz ou cantora famosa e boa....

Definitivamente as propagandas antigas são muito melhores do que as de hoje em dia...

Anônimo disse...

Idéia xixi, layout cocô!

Anônimo disse...

Gosto do W/ mas se a gente for olhar a própria agência dele anda preguiçosa pra cacete na hora de criar. Talvez seja porque o bicho cansou desse negócio de fazer títulozinho bacana, filmezinho pra ganhar Cannes e esteja mais interessado em viver. Eu, como comentarista de blog, acho que o problema da propaganda brasileira está tb no marketing brasileiro que é bunda-mole.
E as agências brasileiras que estão cada vez mais de olho no que se faz lá fora e parou de observar o comportamento do consumidor aqui dentro. Agora, observar o comportamento do consumidor brasileiro não significa colocar o Assolan dançando música do Latino, nem a Ivete cantando jinglezinho bosta enquanto um monte de gostosas dão mole em uma praia fictícia de anúncio de cerveja, a grande merda do publicitário brasileiro é que no fundo ele queria ser bretão.

Anônimo disse...

bom, no ccsp tem uma moça que dá uma filtrada, mas mesmo assim de vez em quando sai umas coisinhas bem horrendas.
adoro.

Anônimo disse...

O CCSP tbm tem cada porcaria!

Anônimo disse...

a peça é ruim e o teu texto é uma merda

Anônimo disse...

afinal, qual o objetivo disso aqui?
nos fazer rir? mas quem tá achando graça?
gosto muito duvidoso esse blog..
taí, gostei!

Anônimo disse...

Putz, o cara misturou maciez com leveza... vai ver que nunca pegou uma gordinha(o) bem macia(o) e... pesada(o).