quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Antares, 20 anos. Melhor quando tinha 10.


Já chegou a impressionar muito o mercado, foi referência em criatividade por alguns anos – quando propaganda criativa era algo ainda “novo” e meio desconhecida na Paraíba a Antares revolucionava. Seus trabalhos chamaram a atenção de muita gente, fossem publicitários ou não. Isso lhe rendeu o título de uma das mais conhecidas da cidade, e é ainda hoje. Essa característica, também é peculiar a outra grande agência, essa, de proporções infinitamentes maiores, referência mundial de propaganda, sinônimo de cultura e criatividade: a W/ Brasil. E não, não acho essa comparação lá tão absurda assim. A Antares ainda tem um nome muito forte na cidade, principalmente, e curiosamente, junto à população. Além de ter sido responsável por grandes cases da propaganda local. Digamos que: assim como a W/ está para o Brasil, a Antares esteja para Paraíba – em termos emotivos e históricos, claro. O que me dói é saber que hoje a agência não rende nem metade do que rendia na década passada, quando o assunto é criatividade, inovação, ousadia, ou melhor, propaganda da boa.

Novas agências aparecerem na Paraíba, no Brasil e no mundo. Estas, trouxeram novos pontos de vista, novas idéias e novos conceitos à público. Isso, junto ao aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no meio e o processo de conscientização dos clientes, causou uma reviravolta no que se conhecia como propaganda e, mesmo longe do epicentro, os tremores chegaram por aqui – demoraram, mais chegaram!

Diante do desafio de fazer uma propaganda mais criativa, algumas agências paraibanas se mostraram totalmente incompetentes. Umas arriscavam e não conseguiam, outras nem arriscavam, já outras nem sabiam o que era tudo aquilo que estava acontecendo. Por que? Simplesmente, não sei. Em outras regiões, a coisa aconteceu de maneira parecida e hoje têm uma propaganda bem superior à nossa. Falta de interesse e/ou de referência pode ser uma desculpa.

Diferentemente da maioria, a Antares ousava. Vi um guarda-chuva vermelho se abrir em meio a outros pretos, vi crianças jogarem bola em um filme emocional e com uma fotografia muito bonita, vi também uma família sedentária se instigar para malhar, com direito até a efeito especial de teia de aranha feita com isopor e cola, entre outros com espermatozóides e trilhos de trem. Há aqueles que digam que eram chupadas, idéias batidas, clichês, mas não tem como negar, era diferente e ousado.

É, sem sombra de dúvida, sou mais fã da Antares de 10 anos. Aquela que não tinha o discurso “prêmios não nos interessa” – verdade? Que procurava o novo, que surpreendia. Mas parece que os 20 pesaram como 80. As idéias são comuns, passivas e de sorriso amarelo. O novo de lá ficou velho. Com artrose, artrite, osteoporose e o pior, sem graça. Assim está a nossa W/ paraibana, aos 20 anos, velha de espírito.

Parabéns, Antares.

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns sim! A Antares sempre foi uma agência pioneira e é o berço dos melhores profissionais que trabalham no mercado hoje. Uma universidade que ensinou muita gente o que é publicidade. Quem não lembra do "no Atacadão, sua anta", ou mesmo dos filmes turísticos da paraíba - ainda são os melhores até hoje.

Mais uma vez Parabéns!

Anônimo disse...

Hummm,

Sim, a Antares foi a pioneira, na Paraíba, no quesito: propaganda com apelo criativo. Porém não deu continuidade a esse trabalho e, por isso, dizer que ainda hoje são os melhores, é besteira. Desculpa, colega. Mas vc tem que abrir os olhos e ver que tem muita agência que superou de longe nossa boa e velha amiga Anteres.

t+

Anônimo disse...

O pessoal desse blog, o melhor de "tal" agência deve ser muito bons em propaganda, pq todas as outras não prestam n é mesmo? críticas e mais críticas são feitas de peças publicitárias aqui nesse blog. É realmente um Mix de falta de respeito aos trabalhos dos outros. Quem sabe o tempo perdido em atualizar aqui falando dos outros, os " Publicitários" administradores deste blog não criavam algo mais criativo =D

Falar do trabalho dos outros é falta de ética.

Anônimo disse...

Adorei esse post!!! Acho que a Antares merece a "homenagem" e também merece a puxadinha de orelha! Putz, nunca mais vi algo de bom feito por ela!

então...mesmo atrasada: Parabéns!!!

Anônimo disse...

uma coisa realmente impressionante nesse post. a 10 anos atrás quando eu nem sabia oq era publicidade, eu e muitas pessoas "normais, do povo" já conheciam o nome Antares. Realmente impressionante como ele é conhecida pela populoção em geral.
Produzia coisas tealmente boas na época, talvez dai sua popularidade, mas hoje quem é a Antares? uma agencia velha.. em tempo, pensamentos, idéias e produção publicitária... uma velhinha ultrapassada.

Anônimo disse...

Vi esse fim de semana uma entrevista no Jornal O Norte com Expedito Jr. . Lá ele se mostrava ser um cara antenado e bem posicionado em relação a comunicação e à propaganda. Porém, não pude deixar de notar que, no texto, o jornalista ressalta os prêmios que a agência acumulou e sempre, tanto ele quanto o próprio empresário, falam em criatividade na publicidade. Jr. até arrisca tecer um comentário sobre o ócio criativo e o insight, e até que se dá bem. O foda que acho é um cara que tem até uma cabeça boa não contaminar a agência dele com isso. E além do mais colocar na rua trabalhos meia-boca como os que vejo diariamente quando abro o jornal.

Anônimo disse...

publicidade na paraíba salvo raras exceções é trabalho pra pagar a hipoteca. todo mundo precisa pagar a hipoteca, não é verdade?

talvez isso explique a migração de uma agência que era referência criativa em uma agência que faz o beabá, o arroz com feijão...

diferente do anonimo de cima eu achei mto elegante a crítica contida no post.

parabéns ao blogueiro e à agência, sem ironia.

Anônimo disse...

Poxa gente!
Devemos respeito 'a Antares afinal, ela é uma das pioneiras aqui! Eu mesmo, quando era estudante, deixei meu currículo lá.
Agora, se o foco na criatividade mudou é outros 500.

Anônimo disse...

A Antares já era, assim como a Zag. Infelizmente ela nao se atualizou como deveria. Acho que a saúde criativa da agencia esgotou-se com o passar do tempo. Uma pena...

Anônimo disse...

Parabéns Antares, 20 anos de luta. Não é fácil respirar nesse mercado medíocre, veículos malditos e clientes sem noção. Quanto aos comentários, acredito que são daqueles de vinte e pouquinhos anos que não sabem da missa um terço. Vida longa a Antares, a agênica que ensinou as outras