quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Não tiro o Chapéu.

Gostaram da festa? Se divertiram? Ganharam alguma coisa? Aliás, alguém não ganhou? Não me surpreende mais ver a falta de critério falar mais alto do que qualquer carro de som que circule ali pelo centro da cidade. É uma coisa fora do sério. Parece pegadinha, piada ou uma crítica absurda feita bem embaixo do nosso nariz e nem percebemos, já que estamos de olhinhos brilhando, para ver quem vai pegar o caneco da vez. Mas, já que eu sei que o sistema correio não é tão sarcástico e inteligente assim, e que pelo menos 80% dos presentes foram ao local pelo boca livre e pela bebida 0800, fico menos aflito.

Todo prêmio voltado para a publicidade e a propaganda, se propõe a destacar justamente o diferente, o criativo, às vezes até o óbvio que, de tão óbvio, é genial. E o que temos aqui? Uma Criatividade que rema, rema, rema e morre na praia e um Chapéu que eu não quero nem pintado de ouro. Esse por sua vez, se emprega da difícil tarefa de selecionar o mais corriqueiro da nossa propaganda e ainda por cima, dar-lhe um prêmio. Vi o estereótipo de cada categoria ser agraciado: o varejo mais rasgado, o governamental mais quadrado, o institucional mais clichê, tudo sem sal e sem graça. Salvo umas justas premiações – não mais que 4 ou 5, das 39 da noite. 39? Como ser seletivo assim? Se jogassem os prêmios pro avanço, talvez fosse até mais justo, porque seria preciso fazer algum esforço para pegar um.

O legal, que muita gente nem percebe, é que esse prêmio virou sinônimo de coisa ruim. E que ao invés de ser uma distinção, pode passar a ser uma queimação. Não que tudo que ganhe seja ruim, mas pelo fato de muita coisa ruim ganhar. O Chapéu de Ouro virou um híbrido de Pérola Negra com Framboesa de Ouro. Até as palmas eram desafinadas. Sem deixar falar, é claro, do melhor da festa: os trocadilhos mal feitos pelos apresentadores. Meu Deus! “Essa campanha é uma Dádiva!”, “Ponto “d” Criatividade”, “Os Três da Três” entre outras.

Insisto. Movimentem-se para criar um prêmio de verdade. Livre de sistemas de comunicação, apolítico, que dê gosto ganhar, julgado com autoridade e propriedade, que analise realmente o potencial criativo das peças. Um prêmio que realmente valha ouro para os apaixonados por propaganda e não que tenha ouro apenas no nome.

E como colírio, uma peça igualmente veiculada no J.Correio. Será que a McCann irá inscrevê-la no Chapéu de Ouro Besouro 2008?


13 comentários:

Anônimo disse...

O prêmio é uma vergonha. O local escolhido foi de péssimo gosto, a comida era pouca, demorada, mas boa. Não consegui fica bêbado para relevar tudo que estava acontecendo ali e ainda suportei o máximo possível aquele Dj de funeral. Hehehe...êta, Chapéu de Ouro!

Anônimo disse...

Eu passei perto do Roberto Cavalcanti e ouvi ele dizer q nao gostou do lugar tb, mas acho q isso é pequeno ficar falando do lugar, afinal foi cortesia, ninguém pagou nada.
Já o prêmio, por outro lado, podia ser atingido por um meteoro e extinto como todos os prêmios da Paraíba - criatividades, chapéus, etc. São uma vergonha para quem ganha e um desastre para o mercado que mostra que é uma merda.

Anônimo disse...

Engraçado!!!

No Cratividade, ganham as agências que se rendem a Cássio.

No Chapéu de Ouro, as que "puxam o saco" de Maranhão.

Os critérios técnicos estão em alta em nosso mercado(KKK).

Anônimo disse...

Será que tem alguém realmente preocupado em criar algum prêmio independente?

A julgar pelos comentários, acho que teremos anos e anos de Chapéus de Touro na cabeça, porque ganhar prêmios dessa natureza é estar fadado a ser o último a saber.

Anônimo disse...

Ouro besouro?
É isso mesmo?

:(

Anônimo disse...

Prêmio independente?

Só se for o prêmio “A Culpa eh do Cliente”! Hauhauhuahuau.
Ninguém fora do mundo publicitário vai se importar em promover um prêmio para isso. E se for um cliente, fornecedor, veículo...vai rolar favorecimento, como sempre!
Então fica a questão!

Quem financiaria um prêmio de vergonha?

Anônimo disse...

Cuidado Perú!!! Vc pode engolir as penas. ;)

Anônimo disse...

acho que os festivais de audiovisual deveriam abrir para categoria "publicidade" nem vai tomar muito tempo dentro da programação...

Fly

Anônimo disse...

o problema é a qualidade dos filmes, num dá nem pra fazer uma seleção para premiação...

Anônimo disse...

O que entra em questao de um premio é a criatividade, e nao uma produçao expetacular que gaste milhoes e faça merda ou a mesmice de sempre!
Entao, com ou sem premios, vamos mostrar que o mercado paraibano ainda tah vivo 'acredito' e que faz campanhas legais pensando sempre no tao culpado cliente!
vlw!

Anônimo disse...

O chapeú de ouro é mil vezes mais equilibrado que o criatividade. Não há comparação... apesar das inúmeras categorias, que parecem existir para contemplar todos, esse ano o nível foi muito bom, Havia alguma coerência nas peças premiadas. A mix venceu (num esquema maranhista) Como dizer que aquela campanha não merecia? As "lavadeiras" da 9idéia, muito bom... a campanha do Iesp da faz, enfim... Viva o chapeú de ouro, existia algum critério, quanto a festa, melhorou bastante apesar dos apresentadores sem noção

Anônimo disse...

Quer que eu faça uma relação das agências que não ganharam Chapéu de Ouro?
- Make
- Up- Mídia
- Real
- Miranda e outras. Sei que algumas aqui nem se pode dizer que é agência, mas, vamos lá reconhecer os méritos das que ganharam, né?

Anônimo disse...

moi de bosta!