segunda-feira, 31 de março de 2008

3 Ganhadores


Bem, o que dizer nessas horas? Parabéns, né?! É o mais apropriado. Afinal, é isso que deve-se dizer aos vencedores.

O legal é que esse não foi um trabalho realizado e aprovado aos gritos, ou empurrado goela abaixo no cliente. O objetivo era criar uma logo e um slogan comemorativos para os 100 anos do Jornal O Norte. O mais antigo Jornal da cidade. Esperava-se o mesmo blah-blah-blah de credibilidade, verdade, imparcialidade que sempre passa pela cabeça dos criativos nesse momento, mas o resultado foi um pouco diferente. Pelo menos na marca.

A logo escolhida preserva muito a identidade antiga do jornal. Aliás, mais parece que o “100” e essa alegoria em forma de “v” de aprovação cruzado geneticamente com uma raiz quadrada, simplesmente caíram sobre a marca antiga. Ai podem dizer que essa era a proposta, que não se deve mexer na marca por se tratar de algo comemorativo, que ano que vem muda de novo e tal. Bem, podem argumentar de várias formas, só acho que não é todo dia que se comemora 100 anos de circulação e, mesmo com alguns problemas vasculares, a ocasião pedia um algo a mais, com um conceito forte, com cara de periódico com 100 anos. Mas sabemos entre quais outras opções essa foi escolhida.

Agora o slogan. Esse sim foi um surpresa, mas não é pra menos. Criado por um diretorsauro de arte, o dúbio slogan “Cem anos de verdade” dá de lavada na logomarca que o acompanhará por esse ano. Um tiro pela culatra, digamos. Já que o criador disse “apostava minhas fichas na marca”. Hehehe, que dizer, foi um vitória meio que sem querer.

Então nesse clima de vitórias por W.O vamos encerrando por hoje. E o blog também foi um ganhador. Porque se por um lado uma agência ganhou uma “motoca” e a outra um “caputador”, nós, ganhamos um post. Isso é sempre bem vindo.

14 comentários:

Anônimo disse...

Qual agencia fez isso?

Anônimo disse...

Nobres colegas... após alguns momentos distante, faço o que a grande maioria faz e não assume: acesso e comento nossas maravilhas aqui postadas.

Nobres companheiros de propagandeamento. é preciso procurarmos as essencias deste concurso para compreender tão dádiva vencedora. Fiz isso, fui buscar no regulamento os responsáveis pelo julgamento. Item 4 - do julgamento, 4.1 Comissão Juldadora: Relata que será eleita por 11 membros da comissão organizadora dos festejos do CENTENÁRIO, já não explica quem serão os memoráveis, vou então buscar que seria a presidencia da comissão, eis que me deparo com a Srª. Gorete Zenaide, uma colunista social.

Amigos? Festas de Casamento tem ficado cada vez mais sofisticadas e tals e a propaganda cada vez mais banalizada. Mas já pensaram se fosse que nem no BIG BROTHER, em caso de empate o LÍDER resolve? heheh. Colunista Social, escolhendo marca.

Enfim amigos, essa é a realidade de nossa propaganda.
Abraços e até a próxima

Anônimo disse...

Antes de comentar o dono do blog deveria pelo saber que LOGOMARCA não existe. O termo certo é LOGOTIPO.

Anônimo disse...

Lê-se: "sem o norte, cem anos de verdade".

Anônimo disse...

Achei interesante a observção do 3º Anônimo. O pentelho fala uma coisa que até eu que tenho vários anos na profissão não me atenho muito. Mas se o concurso era a "Criação de uma nova "LOGOMARCA E SLOGAN", ué! Então o que foi criado é sim uma logomarca! Hahaha, querendo ou não ela foi feita sobre essa alcunha. Olhem o site oficial do Jornal. http://jornal.onorteonline.com.br/domingo/gerais/#1

Porém, o abelhudo colega anônimo tem uma certa (grande bosta) razão. Procurei algumas definições as quais, em suma, dizem: "O logotipo é um símbolo constituído por uma palavra graficamente particularizada que também gera associações sucessivas". Bem, a vida de alguém mudou por isso?

Pra mim, muito melhor que saber a definição é saber fazer um. E acreditem: poucos sabem!!
P.S. Isso não foi um elogio à logo citada. Eca!

Anônimo disse...

Prática é muito importante, mas o conhecimento também

Anônimo disse...

O engraçado é a essência bossal do texto do dono do blog em relação a crítica sobre a "LOGOMARCA" (que ao meu ver foi construtiva) do 3º anônimo. Prova que ele não é nada humilde, coisa rara nessa área, ainda se acha a rainha da cocada preta.
Cara! Pra você ter um pouco de credibilidade, porque você não posta algum trabalho seu para a galera apreciar seu bom gosto, criatividade, talento e "humildade".

Anônimo disse...

Não vejo conceito algum na marca. Apenas um “100” estilizado e uns degrades sem muito pra que.

Anônimo disse...

Desculpa ai o tom do comentário. Hehehe. Mas, não sou o blogueiro! Até que eu queria. Sou assíduo e vejo isso aqui como uma coisa positiva. Já vi a galera descer o sarrafo em trabalho meu postado aqui. E sabe de uma coisa? Com razão! Tava uma bosta. Hahaha

T+

Anônimo disse...

Até que não ficou feia...só não tem conceito.

Anônimo disse...

Quem escolheu foi o cliente!
Feia ou bunita, com ou sem conceito!
Isso so se resumi a uma coisa!
Realmente, A CULPA EH DO CLIENTE!

Anônimo disse...

Como é ? não precisa saber se a palavra "logomarca" está errado e não existe ?
É por isso que o mercado tem esse "nive" que tem... por causa dessa mentalidade, ver essa mediocridade, de gente preguiçosa que acha q estudar é pra quem vai ser engenheiro ou médico, ai escolhe trabalhar com comunicação pensando que é uma coisa qualquer e não uma ciência, com suas teorias que servem para o bem da sociedade e sua evolução vai estudar rapah !!! o maior exemplo disso tudo é essa marca ai bem executada, mas não passa disso... sem conceito, vazia, e ainda gera ruído na comunicação... certamente se são pessoas que tem conhecimento, eles não colocaram em prática...

Flyper

Anônimo disse...

A marca é meio torta, desequilibrada e parece até que foi "desenhada" pelo Hans Donner.

Ou então o maluco que fazia as vinhetas do SBT na década de 80.

http://www.youtube.com/watch?v=U9F56ZLQ1jM&NR=1

Eighties na veia!

Anônimo disse...

Parace um virus, mas não é. O link abaixo mostra de onde veio a inspiração para a agência que fez o outdoor do Andorra Motel.
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://bp2.blogger.com/_t2_sfZB2q5g/RkFAbTeS_AI/AAAAAAAAAQ0/jiOmUQ2mRqg/s400/image001.gif&imgrefurl=http://blogdaserra.zip.net/arch2007-05-13_2007-05-19.html&h=300&w=400&sz=175&hl=pt-BR&start=80&um=1&tbnid=2E_jGRTl5nHIwM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dan%25C3%25BAncio%2Baprovados%26start%3D60%26ndsp%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26cr%3DcountryBR%26sa%3DN