terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

A volta dos que não foram, nem são



Os leitores, esses altruístas desinteressados, foram mais fortes que nosso desejo de paz interior.
A partir de hoje e com peridiocidade indefinida, A Culpa é do Cliente está de volta - sem nunca ter ido a lugar algum.
Para o deleite de leitores como a Dudinha, que não se conteve e gravou um vídeo com sua própria webcam - pasmem, ainda mandou o vídeo para o nosso email, o blog volta postando duas peças com um estilo próprio.
Nada de ironia fina, veneno ou coisa que o valha. Nesta nova velha fase, os leitores - sim, dos mais acanhados anônimos aos mais atirados como a Dudinha, decidirão qual terrível destino esperará pelas peças (íntimas?) aqui expostas. E então, esses dois espécimes abaixo merecem que tipo de comentário?
Francamente? Eu não entendi.

Take it to the next level, guys!
C'mon!

Cliente: Mauricéia
Peça: VT



Cliente: Tag Group
Peça: Anúncio de Jornal

57 comentários:

Anônimo disse...

Ihh... achei q a galera tinha crescido. Caro blogueiro, você não sabe o favor, aliás, como foi um sopro de dignidade ter deixado o blog morrer. Nesse tempo que passou "fora ar" vimos como é uma bobagem, uma "iniciativa" tão idiota, infantil (desculpem a comparação, crianças). Ô, menino, vamos crescer, vamos. Sei que não leva muito tempo na sua vida ficar na net nessa "iniciativa", mas vai lá, cara, faz um curso de dança, de empinar pipa, que é melhor. Chega dessa bobagem.

Anônimo disse...

Concordo com anônimo, embora ache que ele(a) faça parte de uma das criações citadas neste blog e, por isso, esteja revoltado(a). Independente de minha suspeita ser verdadeira ou não, eu - que não tive (ainda) nenhuma peça veículada aqui, venho deixar minha opinião.
Anônimo está certíssimo em todos os aspectos. Tem umas pessoas aqui na agência onde trabalho que desperdiçam seu tempo lendo essas besteiras, embora alguns não façam nada mesmo o dia todo. Sei que, só o fato de eu entrar aqui e postar esse comentário, vai contra o que eu penso - SE NÃO PRESTA, NÃO VALE NEM ATENÇÃO. Mas os comentários alheios sobre o blog me impulsionaram a postar aqui também.
Criticar peças desse mercado é o mesmo que chamar anão de baixinho. A culpa não é só do cliente. Também é culpa das agências (TODAS, sem exceção, inclusive as que se acham mais modernas e "avançadas") e das faculdades de propaganda. Todos os envolvidos com propaganda aqui na Paraíba pararam no tempo, quando fazem algo supermoderno, fica com cara de algo moderno de 5 ou 10 anos atrás. E não estou falando de estilo vintage, o que considero válido. Parece que toda propaganda aqui tem que ter algum título ou piadinha. Todos estão cegos ao fato de que propaganda é feita para ANUNCIAR o cliente ao mercado. Exemplo de varejo: o cliente não precisa rir com uma piadinha (Fiado só na casa do Caralh*) ou se assustar com um locutor gritando e um bloco de concreto batendo na tela (Insinuante) para ver as ofertas da loja. Só o fato de estar passando ofertas na TV, as pessoas ja tem a atenção voltada para a tv. Um exemplo perfeito do que é uma boa campanha é a do Pizzafone de alguns meses arás, onde mostrava, durante todo o comercial, uma pizza sendo preparada, com planos fechados, mostrando bem a textura do alimento. Não perdeu-se nenhum segundo com "entradinhas". Foi-se dieto ao assunto e despertou o principal objetivo que uma campanha deve despertar: a vontade de consumir o produto.
Repito: A CULPA NÃO É DO CLIENTE. É SUA TAMBÉM.
POR FAVOR, VAMOS ACABAR COM AS PIADINHAS.

Anônimo disse...

Não! Nada disso! Continue o excelente trabalho, nos divirta bastante e ignore esse tipo de comentário de mulher mal-amada. =)

Anônimo disse...

Pois é, caro anônimo que concordou comigo. Acho uma besteira tudo isso, não constrói pn, e não precisei ter peça minha escrachada pelo blog e pelos "amigos" pra perceber isso. Acho que deu pra acordar durante esse tempo que o blog não postava nada, de ver que é uma "iniciativa" desnecessária. Mas quem quiser continuar com a bobagem que continue, infelizmente nem todo mundo cresceu nesse sentido e ainda acha a estupidez algo bacana, expor os colegas de forma documentada. Enfim, adeus haha

Anônimo disse...

Daqui a meia hora ja vai ta cheio...

Depois do mega chat da ultima sexta, coincidentemente o site volta...isso eh coisa de su...

Anônimo disse...

Soberbo.
Mauricéia fazendo inveja ao Subservient Chicken.
Um show de direção de arte, fotografia e cena.
O segredo?
O segredo é o frango, ora bolas!

Anúncio institucional de agência recriada em laboratório. Não dava pra esperar muita coisa no quesito criatividade mesmo, mas dessa vez foi lasca.
Uma colagem de frases feitas, uma arte bonitinha e ordinária, um copy cheio de letra e os 10 anos de experiência do dono pra fechar com chave de ouro.
Concordo com o bloguista, não dá pra entender caray ninhum.

Eita!

Anônimo disse...

FUI EU! EU ASSUMO! MAS NÃO FOI ASSIM SÓ EU! TEVE O EMPURRÃO DE SUPERIORES! TÁÁÁ, EU VOU FAZER OQ!???... ENTREGAR A AZULZINHA... IR PRA ONDE???.... PRA DÁDIVA?? TU É DOIDO!!!!!

OBS:. É APENAS UMA BRINCADEIRA.

Mas FRANKamente falando... Vcs n esperariam coisa muito diferente da TAG... onde o dono é q manda e faz o q quer!

WALEUUU

Anônimo disse...

NÃO PÁRA NÃO PÁRA NÃO PÁRA NÃO!

Quem tentar parar o caos só vai ficar com os dedos cansadinhos.

=*

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Gostei que o blog tenha voltado e não concordo com essas coisas que esses "anonimos" estão falando .. Devemos sim mostrar as coisas ruins, aprender com os erros .. Galera, podemos ser mais criativos .. Agora ficaria melhor se postar támbem as boas campanhas.

A CULPA É DO CLIENTE ESTA DE VOLTA

Anônimo disse...

Que papo cabeça!!
Ainda bem que eu descobri este Blog, esta me ajudando amadurecer muito profissionalmente!
Este é o "supermercadoparaibano"!!!hauhauahuahua

Mas quem botou a culpa no cliente mesmo?!

Anônimo disse...

Não sei se meu outro comentário será postado. Tento novamente:
A peça impressa é minha. Estou orgulhoso dela estar aqui nesse blog que representa a publicidade paraibana...rs. Enquanto vocês continuam aí fazendo muito pela publicidade, eu já estou em outra. Beijo e nãomeligaaaa!!!!
MAURÍCIO.

Anônimo disse...

A tag promete, e agora que é sócia da make marketing, uma das fontes inesgotáveis do blog, vai ser mara!

Anônimo disse...

Vai ser mara?!hummm...sei nao hein...esse dorme na caixa.

Anônimo disse...

Enquanto a gente tá aqui na merda, o cara que fez a peça foi pra Recife, tá em uma agência melhor que qualquer uma daqui e ainda ganha mais que todo mundo. É, a publicidade paraibana é uma bosta, começando por esse site, geral!

Anônimo disse...

O que me deixa intrigada é que a galera entra aqui pra "queimar" as peças de outras agências e de repente quem entrou aqui para "queimar" está trabalhando na agência que "queimou". É um verdadeira fogueira de vaidades e o cara acaba jogando na fogueira a sua opinião tão complexa que foi dita aqui.Em outros mercados não seriam trocadas farpas e trocadilhos idiotas e sim criticas PROFISSIONAIS e elogios pelo desafio de se fazer publicidade hoje no Brasil! Enquanto todos se divertem aqui "tirando onda" e assinando anônimo para dizer coisas que não tem coragem, nós estamos aqui fazendo o nosso e causando dircurssão das nossas peças no mercado!

Anônimo disse...

Elogio? Essa peça merece no máximo reza braba.

Sempre aparece uns bestas pra defender a merda que não merece defesa... =D

Anônimo disse...

Eita, já tem gente se doendo. A carapuça tá começando a servir para alguns...até chingamento apareceu agora!

Anônimo disse...

Estou no aguardo de uma explicação plausível para o não entendimento da peça. Ah, um detalhe, posta um comentário com o seu nome, por favor!

Anônimo disse...

Criticar peças desse mercado é o mesmo que chamar anão de baixinho.

FATO

Anônimo disse...

A peça é boa. Me mostrem alguma outra melhor que essa, que tenha idéia e conceito.
Esse blog é cara dos profissionais daqui (profissionais?), enquanto outros mercados tem blogs mostrando os trabalhos da galera, a gente tem esse que vive de depreciar os colegas, e com um bando de frustrado que ganha 1.200 reais por mês.

Anônimo disse...

A peça é boa. Me mostrem alguma outra melhor que essa, que tenha idéia e conceito. Esse blog é cara dos profissionais daqui (profissionais?), enquanto outros mercados tem blogs mostrando os trabalhos da galera, a gente tem esse que vive de depreciar os colegas

nada a v. a peça eh uma porcaria. "Sua marca pode ser sinônimo de sucesso" eh uma chamada genérica, sem nenhuma criatividade. e o diferencial da publicidade eh justamente fazer coisas criativas que funcionem. entao nesse ponto a peça eh ruim. uma frase simples e direta que serve como gancho institucional de uma empresa q, na verdade, deveria vender criatividade.

e a imagem de obama, n entendi:

1. p q obama? pq "eh o nome do momento"? entao se fosse feita em 2002, seria lula? "Sua marca pode ser sinônimo de sucesso" e a imagem de lula? e em 94? seria o romario? se fosse nos anos 80? michael jackson? entao sempre q tiver um nome fazendo sucesso coloca-se a imagem dessa pessoa sem nenhum motivo aparente? pq, que eu saiba, a tag n faz marketing político. p q obama?

2. recortes? isso tah obvio demais no mercado. alguém sabe me dizer p q os retalhos? pra ficar mais bonitinho?

esse blog n vive de depreciar os colegas. vive mostrando a realidade daqui, q eh uma bosta, infelizmente.

Anônimo disse...

no caso do anuncio institucional da tag... se a culpa eh do cliente... e o cliente eh a propria agencia... entao a culpa EH DA AGENCIA?

Anônimo disse...

uhauiahiahiuahiu

frustado deve ser ele... pq eu ganho muitooo mais q isso, alem de ser o pegador do mercado ( Atendimentos, criativas... cada historiaaaa )!

Isso deve ser papo de redator!

Anônimo disse...

Pelo visto, vc está precisando ter umas aulinhas sobre atualidade. Comparar um líder historico da super potencia mundial com Lula ou Romário requer cuidados.Obama não é coisa Hodierna e sim histórica. Hoje talvez vc nem saiba, mas seus filhos , seus netos e bisnetos com certeza saberão...São esses os profissionais do nosso mercado, que fazem publicidade para o público de massa e o QI não os alcança.

Anônimo disse...

Sorry, mas a peça nao é boa. A cara de Obama está estampada em jornais, revistas, camisetas, adesivos de carro, desktop de amigos fanáticos e agora em anúncios publicitários? Ele virou um ícone, isso é fato. Mas a idéia do anuncio não é forte e Obama aparece quase como uma exigência do Brief.
Fraco! Uma agência de publicidade deveria mostrar em uma campanha institucional foda, daquelas que a agência sempre quis colocar na rua com um cliente real da agencia . Mas nesse caso o cliente, que é a agência, se comporta mais como cliente do que como agência. Péssimo gosto e passou desapercebido por meus olhos, pra mim é apenas a campanha que utilizou Obama, poderia ser da Real, GCA, 9idéia e etc. que não ia fazer diferença.

Pra não dizer que é 100% fraco, gostei da direção de arte.

Anônimo disse...

Um bosta essa peça da TAG, vergonha. "Sua marca pode ser sinonimo de sucesso", parece até conceito para bronzeador: "Sua marquinha de biquini vai ser sinonimo de sucesso na praia". Obama? ovio demais.

Anônimo disse...

Fora que esse esquema de usar gente bem-sucedida como muleta, além de ser idiota é mais batido que os recortes e elementinhos manjados de design (parece até coisa daquele DA plagiador) que foram usados.

Fora que essa conversa da "experiência" do dono é PEBA. Coisa de consultor de marketing de quinta com aqueles panfletinhos supercoloridos.

Mais engraçado ainda é alguém querer defender essa porqueira. Deviam é ficar caladinhos, porque aí ela passava batido - a do Mauricéia tava roubando geral a atenção... =D

E o segredo?

Por onde andei: Clip/Dádiva/ZAG/Trampolim/Ponto D/Erê/Diretor de Marketing de Fernando Seguros/Passagens pela Superliga66 e SopaClub/Atualmente na SECOM PB. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pobres! Acho massa a galera se matando de trabalhar, ganhando pouco, fazendo trabalhos merdas e ainda tem gente q só faz frescar!! ehhehehehe

Sei q a mãe de cada um disse: "Meu filho, faça Direito na UFBP"

Engraçado demais!!!

Ah... o comentario do pegador poderia ser meu, mas n foi!

Abraços

Anônimo disse...

O segredo ééé... o frngmaucea!

Anônimo disse...

Na moral, bando de badernista ...

Devia rolar a foto de Amy Winehouse... onde A SUA MARCA seria o sinomimo da dita cuja... Uma DROGA por causa da ''agencia''... ou um viciado em drogas dpois de ver os resultados q os anos de experiencia de FR. iriam fazer na sua empresa...


Prof. away

Anônimo disse...

Coisa triste...ver os profissionais do ramo zombarem e criticarem o trabalho de colegas, e ainda por cima anônimos. Muito, muito triste.

Anônimo disse...

Viva a publicidade paraibana! Companheirismo, profissionalismo, ética e acima de tudo muita autocrítica. A gente se merece!

Anônimo disse...

Triste? Triste é ver colegas fazendo esse tipo de trabalho. Temos várias faculdades de propaganda no estado, temos referências mil na internet, temos até a porra de um blog que mostra e ridiculariza a propaganda mal feita e esses mesmos colegas continuam se relacionando com agências sem critérios, parindo idéias ruins e sendo corujas com elas. Vão para o caralho!!! O esforço tem que partir de cada um, colega anônimo acima...caso contrário vai escutar sim. Seja por um blog escroto, seja quando pegar um Diretor de criação ou cliente de bom gosto, ou mesmo quando um outro colega sincero disser: cara, tá uma bosta!

Pensar num é privilégio de poucos não. Se o problema tá na agência, saia! Vlw?

Anônimo disse...

Falou o anônimo. Macaco, olha o teu rabo.

FAIL!

Anônimo disse...

Quem foram os diretores de criação das respectivias peças?

Anônimo disse...

Buáááááááá

Snifff Snifff Snifff

Anônimo disse...

Eu sinceramente concordo com os dois lados daqui dessa galera que tá discutindo....acho que tem mais é que ter gente criticando as peças do mercado sim, mas se tem uma coisa que devemos manter eh o foco galera....se for pra agredir o outro, façam feito homens, coloquem o nome de vcs....eh muito fácil falar sendo um anonimo.

Mas como eu disse, temos que manter o foco...e melhor ainda, o nível, acho que esse blog eh feito para melhorar o mercado, então façam críticas construtivas, como a do anonimo lah em cima que coloca pontos como o obama ou lula ou outras pessoas. Concordo plenamente com ele, mas ficar metendo o pau sem apresentar fundamentos e xingando sem se identificar, é rídiculo demais.

Anônimo disse...

O bom é que essa campanha da TAG deu o que falar. Fazia tempo que o nosso mercado não tinha uma campanha tão polêmica. Obg a TAG por esse presente tão polêmico, se não fossem vcs, esse blog não teria mais de 30 comentários nesse tópico. Eita agência pé quente, Uai!

Anônimo disse...

Sabem por que não gsoto dessa campanha da Tag Group? Primeiro pq é da Tag. E explico. Não é que eu tenha nada contra ela, mas pelo simples fato dela tá sendo uma agência oportunista - no sentido "calhorda" da palavra. Assim, alguém tem um puta trabalho pra eleger o primeiro presidente negro dos EUA e uma agência que num tem nada a ver com isso faz uso dessa imagem dizendo que pode fazer o mesmo pela marca de alguém? Pode o cacete! Sim, "Sua marca pode ser sinônimo de sucesso", mas esse sucesso só será o socesse ilustrado no anúncio se você for trabalhar com os responsável pela campanha do Obama, e nem de longe com a agência que quer aparecer com o case do momento. Pow, só pra exemplificar. Imaginem uma escolinha de nataçaõ qualquer que coloca a foto do Michael Phelps e faz um anúncio dizendo: "Seu filho pode ser como ele." Porra, o filho do cara pode ser o Phelps? Lógico que sim, mas se treinar com a equipe que treinou o Phelps! Ou pelo menos uma tão boa quanto! Então peraê...a Tag tá se comparando à equipe que elegeu Obama?

É isso, Tag? Vcs são tão bons assim?

Anônimo disse...

Somos. E aposto como vc largaria seu emprego em alguma agencia merda daqui, pra trabalhar na TAG. Aliás, o mal dessa galera é que tudo ganha uma merreca, vive num mercado fudido, não sabe se portar como gente e ficvam criticando a maior e melhor agencia de João Pessoa. Pelo menos a TAG inova, faz barulho e está sempre correndo atrás.

Anônimo disse...

Essa campanha só tá servindo pra malharem a Tag, os funcionários e o dono dela. E isso não é de se orgulhar, é uma polêmica negativa, só tá se queimando quem defende esse exemplo de falta de criatividade e oportunismo (o que difere de senso de oportunidade). Faz barulho, bixo? Deixem de ser alienados e tenham vergonha de falar isso, cara, na boa. Parem de se orgulhar de trabalhar aí, vcs não tão aqui pra cristo não. Façam como muitos já fizeram: vão procurar emprego em outro canto, abram o seu negócio (no bom sentido) e dêem um chute no branquelo. Existem pessoas melhores pra defender e acreditar que nesse chefe aí de vocês, existem lugares melhores pra se vestir a camisa.

Maurício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Er... por acaso foi a TAG que fez a campanha de Barack Obama?

Porque quem vê esse anúncio entende isso.

Anônimo disse...

"por acaso foi a TAG que fez a campanha de Barack Obama? Porque quem vê esse anúncio entende isso".
ÉÉÉÉ mesmo é? tu pensou foi que foi a Tag que fez a campanha de Obama foi? Quem vê pensa que foi a Tag que fez a campanha de Obama foi? Quanta bobagem...

Anônimo disse...

Meu comentario nem foi violento pra n ser aceito

Anônimo disse...

"maior e melhor agencia de João Pessoa. Pelo menos a TAG inova, faz barulho e está sempre correndo atrás."


Essa afirmativa é uma bobagem. A Tag pode ser a maior ( financeiramente falando) pq quem está à frente dela, é um bom empresário bem relacionado. Porém não é um bom publicitário, logo a Tag não é, e está longe de ser, uma boa agência. E diferente do que o (a) anônimo (a) diz acima, a Tag nunca fez muito barulho, nunca inova e só corre atrás se for de dinheiro. Ou vocês esqueceram que a Tag nada mais é do que a Ponto D ( que nunca fez nada de mais) com a cara de Obama no outdoor?

Anônimo disse...

Dor de cotovelo, será?

Anônimo disse...

E tem alguma agencia que preste aqui?

Anônimo disse...

Então, qual é a agência boa daqui? onde estão os anúncios feitos por profissionais tão críticos ( e auto-críticos, com bom-senso e bom gosto)?? cadê??

ah..deve ter sim, ou pelo menos o começo disso e bem que podíamos começar valorizando o pouco que somos e somando críticas construtivas para que um dia a paraíba tenha um bom nivel...ah, eu sonho com isso....

Anônimo disse...

Simmmm! Em homenagem ao post 51 UMA BOA IDÉIA!!

Manda p o desencanes!

Anônimo disse...

prefiro não comentar

Anônimo disse...

A piada mais engraçada daqui foi a do anônimo que falou que a Tag é a maior e melhor agência e todo o blá-blá que veio depois.

Anônimo disse...

Com os 10 anos de experiência de Frank Ramalho .....haja ego

www.merdasaovento.blogspot.com

Anônimo disse...

hahahahahahahahahahah para a mauricéia...

esse blog nao pode morrer. ter dignidade é ter autocrítica... acorda bando!!!

Anônimo disse...

Ouxe, se o kba mudou o nome da empresa, é pq não ia bem das pernas... e pela (má) fama que o Frank tem, creio que seja o maior motivo disso, aí pega e divulga o nome do dono...sinceramente...não entendo... é cada uma...