quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Vai virar mito.



Filme feito pela agência FAZ (PB) para o vestibular do IESP Faculdades. Até que não ficou tão mal assim. Mas, como não poderia deixar de ser, ainda conseguimos dedurar algumas pequenas falhas. A primeira delas, o estilo de traço dos desenhos - incoerente com o estilo do filme. Poderiam ter feito como a gente e procurado uma referência na internet, né? Do que estamos falando? Da segunda deslizada. Esse ritual de passagem “NÃO EXISTE”. Sim, é mito. Segundo o Wikipedia*, diferentemente de Leônidas – que no filme “300” saiu sozinho para matar um lobo gigante e tornar-se rei, os Maasai não exigem que seus rebentos saiam atrás do bichano para serem considerados adultos. Antes fosse, tendo em vista que o verdadeiro, e principal, ritual para maioridade é a circuncisão. Aaaaai!!! Eu prefiro matar um leão. Então, desde que um historiólogo, um nerd, um viciado em documentários ou até mesmo um Maasai, não queiram fazer vestibular no IESP, o filme deve cumprir bem o seu papel.

Bibliografia (hahaha)

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Masai#Cultura

15 comentários:

Anônimo disse...

Um dos melhores filmes já feitos na Paraíba.

Fato. Vai virar lenda!

Anônimo disse...

Muito interessante a peça. Aliás, nem parece coisa que cliente aprova, "parece coisa de fora".

- Não mostar a estrutura da faculdade;
- Não tem apresentador;
- Não é um clipão, tipo vt de shopping dos anos 80;
- Ausência de clichês:"faça a escolha certa", "se destaque", "decole sua carreira", "evolução/mutação".

Eu acreditei, por algum momento, que existia uma fórmula para fazer campanha de vestibular de faculdade... ainda bem nesse caso que a criatividade venceu!

Anônimo disse...

Concordo com Ricardo.Muito interessante. Aliás, nem parece coisa que cliente aprova, "parece coisa de fora".

- Não mostar a estrutura da faculdade;
- Não tem apresentador;
- Não é um clipão, tipo vt de shopping dos anos 80;
- Ausência de clichês:"faça a escolha certa", "se destaque", "decole sua carreira", "evolução/mutação".

Eu acreditei, por algum momento, que existia uma fórmula para fazer campanha de vestibular de faculdade... ainda bem nesse caso que a criatividade venceu!

Anônimo disse...

Mais pela curiosidade do que pelo espírito jornalístico, não resisti e fiz uma pesquisa rápida para verificar a fundamentação desse post de hoje.
Não foi novidade encontrar uma grande divergência de informações: alguns sites falando que realmente é um ritual da tribo, outras páginas afirmando ser mito, outros tantos dizendo que realmente existe essa história de matar um leão, mas que nada tem a ver com passagem para a vida adulta: pode significar status político, boa sorte no casamento, entre uma infinidade de outras coisas. Convenhamos que a credibilidade da maioria dos sites, incluindo o famoso Wikipedia, não é 100%... Enfim...
Mito ou verdade, o filme ficou bom. Diferente e até engraçado. Acredito que cumpre o seu propósito. Principalmente em meio a tanta campanha ruim de Vestibular (alguém não viu a garota de beca num outdoor com aplique sentada num aviãozinho de papel?).
Abraço.

P.S. Uma observação: algumas vezes "MASAI", outras "MASSAI". Mas o único lugar onde encontrei "MAASAI" foi no blog.

Anônimo disse...

Sim, é um filme diferente do que estamos abtuados a ver na programação local. Parabéns! Eu não acho "DUCARAAALHO", mas só por ter fugido dos aspectos já citados por colegas acima, já tá valendo.

Bruno Tavares disse...

Ahhhhh não, vc ta aliviando muito!
a culpa SEMPRE é do atendimento.
huauhauhauhauhauhahuuah

Valeu pelo comentário.

E toda ajuda pra fazer o blog engatar é bem vinda.

abraços.

Mal Brifado

Anônimo disse...

Hoje me deu vontade de quebrar o gelo com relação a este Blog tão polêmico(?) para divergir do blogueiro. Sinto que uma injustiça foi cometida.

Confesso que tenho acompanhado "a culpa é do cliente" e me divertido com algumas observações e até mesmo com algumas criticas mais enfáticas feitas às peças alheias.

Mais cedo ou mais tarde aparece uma minha por ai. Porque ninguém está isento da possibilidade de fazer um trabalho "+ ou -" ou mesmo de sair aquela peça que a gente não assina de jeito nenhum. As vezes a culpa é sim do cliente e as vezes a culpa é nossa mesmo, admitamos.

Acho que esse filme do IESP é bem acima da média, um ótimo filme. Ele faz o exercício criativo que este site se propõe a cobrar do mercado e não acho que merecia ser esculhambado, muito menos por detalhes que considerei subjetivos. É preciso ter cuidado pra esse blog não virar uma pancadaria gratuita.

Acho que precisamos olhar para a idéia como um todo. Possivelmente outros que não os criadores fariam "isso ou aquilo" diferente no filme. Um locução, um estilo de ilustração, etc. Mas isso não deve tirar o brilho de uma boa idéia.

Acho o filme bom e o post ruim.

É isso,

Edu.

ig disse...

Até o que é bem feito algumas pessoas ainda querem achar defeito. Vai até na internet (q não é uma fonte nada segura) pra ver se o q foi falado no vt tah certinho mesmo! Aff, reconheçam, o VT está otimo!

Anônimo disse...

Rapaz,

Dessa vez eu tava até surpreso pq quando lí a primeira vez tive a impressão que o blog não tava falando mal do filme. Hahahaha, tava apenas tirando uma onda. Concordo com os que devendem o filme, realmente ficou acima da média. Não é o melhor filme já feito por aqui. Pode ser que ganhe um criatividade, e quero dar os parabéns à equipe.

Anônimo disse...

Pra falar a verdade, não gosto muito. Usa ilustração, ficou diferente, mas não me agrada. Nada contra a agência. Já vi coisas legais saindo de lá. Geralmente bunitinhas. Aos que acham isso muuuuuuito bom, digo o seguinte: aprendam! E na próxima campanha para vestibular que vcs pegarem, fujam do óbvio. Vão ver que não é dificil ter uma boa idéia.

Anônimo disse...

É importante lembrar que a culpa é do cliente sempre. Será?
Bom, se o cliente aprovou uma idéia diferente como essa já tá valendo muito em se tratando de mercado local (parece discurso medíocre, mas é a realidade).
O Iesp sempre teve cara de lugar legal e tava com ares bem caretas e amadores na comunicação. Que incoerência, eles tem um curso de publiciade e fazendo, quando faziam,propaganda meia boca. Independentemente de ser agência a, b ou z, é um avanço para o mercado um cliente dessa importância trabalhar com uma agência criativa.

Anônimo disse...

Vá aprender você, Sr. Anônimo, antes de ficar falando besteira sobre a qualidade de um filme com ilustras. É cada idiota de cabeça fechada que aparece...

Anônimo disse...

bicho...tu eh chato mas eh engraçado uhauhahuahu

Anônimo disse...

Achei que o filme possui uma base criativa interessante. Foi elaborado em cima de uma idéia realmente boa e finalmente diferente.

Não sei como o cliente aprovou. Esse cliente veiculava coisas realmente ruins antes, apesar de ser uma faculdade de publicidade e propaganda!

Parabéns à agência e aos seus criativos. Ouvi dizer que foi a FAZ, se foi, bom...realmente FEZ.

Anônimo disse...

A campanha foi criada pela Faz.