terça-feira, 27 de maio de 2008

A preço de banana os bananas.



Aaah, sim. Agora vai. Lógico! Era só o que faltava no mercado de propaganda. Uma liquidação de pastas – que com certeza vale a pena desperdiçar uns 5 minutinhos, não mais que isso, para rir a bessa e se divertir com as maravilhas que podem ser encontradas –um site mal projetado, feio, de difícil leitura e navegação, e que não dá o devido valor às peças postadas nele. Puff! Como não pesaram nisso antes? Somos produtos mesmo, bens não duráveis, aos olhos pragmáticos do modelo capitalista que rege a publicidade. Então vamos nos colocar em prateleiras, um ao lado do outro, com splashs na testa, de maneira ridícula e bem varejista. Nem de longe é uma ajuda para quem está começando ou tentando engatar uma carreira.

O entusiasmo de um estudante e o desespero de um profissional que não consegue se segurar, ou até mesmo, entrar no mercado, os levam ao mesmo lugar: o vale da apelação. Esse lugar se configura como sendo a subsistência do mercado, o lado marginalizado da coisa que, na maioria dos casos, te aconselham que seja melhor ficar “fora” do que entrar numa furada dessas. A falta de noção, a imaturidade profissional e outras percepções negativas são facilmente superressaltadas tendo esse tipo de referência. Diferente de quando você é percebido de uma maneira individual, com personalidade e toda a atenção dedicada ao seu trabalho, às suas referências e seu bom gosto.

Um dos motivos da queda salarial em nossa profissão foi a aparição repentina de um enxame de publicitários, e isso se deve a vários fatos: o fato de haver uma faculdade de publicidade em cada esquina já é um deles; a falta de interesse dos jovens por cursos com matérias específicas muito difíceis é outro; o falso glamour é mais um e vários outros. O importante é lembrar que foi essa quantidade excessiva que levou a isso. Agora imaginem o que acontece quando uma pá de estudantes, profissionais e afins, se coloca à disposição em um meio ágil como a internet, para que o mercado os absorva. Acreditem, é muita banalização. Parece queima estoque. É uma desvalorização descomunal e desgostosa.

É muito difícil achar um bom publicitário, seja de criação ou de outra área, mas mesmo com toda dificuldade, não procuraria de forma alguma em um site assim. Poderia desvalorizá-lo por isso. Existem meios melhores e mais criativos de expor nossos trabalhos. Isso como ferramenta de marketing pessoal é um lixo.



Imagem copiada dos colegas do Tá Rebocado!, obrigado.

9 comentários:

Anônimo disse...

Queria só identificar onde tem faculdades de publicidade em cada esquina aqui em João Pessoa!
Não acho que seja banalização, acho até legal essa de fazer um portfólio online, cito como exemplo a deviantart (quem não conhece joga no google), mas eu concordo com você quando falou que não iriam procurar profissionais ali, até que se prove o contrario!

Anônimo disse...

Durante este mês de Junho, faremos um apanhado geral de como anda a situação do mercado para os vários segmentos e profissões dos funcionários de agências de propaganda no estado da Bahia.
Se conseguirmos saber quem somos, fica mais fácil reclamarmos dos nossos direitos. São poucas perguntas. Algumas gerais e outras específicas para o setor em que cada um trabalha. Participem!

Anônimo disse...

Cara, não conheço mais colegas de profissão que ganhem menos de R$1000. Antes era muito normal dir. de arte ou redator aceitar ganhar 500 contos pra trabalhar dois turnos. Não vejo isso acontecendo mais. Talvez em agência muito pequena, onde a qualidade dos trabalhos seja bem mais baixa. Também não estou dizendo que R$1000 seja um salário descente, é só pra rebater a sua afirmação de que os profissionais estão sofrendo com a "queda salarial". E a oferta maior de profissionais graduados, ao contrário de muito do que você pontuou, aumentou os salários. A concorrência não existe ainda, o mercado vive na dança das cadeiras, embora vá entrando gente nova aos poucos. Mas sem substituir os maus profissionais.

Anônimo disse...

Alguma outra idéia melhor, paraíba!??!?!?!

Anônimo disse...

E aí galera quem viu a limousine de uma agência daqui? Gostaram?

Anônimo disse...

Realmente é difícil se encontrar bons profissionais, hoje tem muita gente se formando achando que vão ser os fodões da Publicidade e acabam em agências de fundo de quintal fazendo essas coisas.

abraço

Anônimo disse...

Um anônimo mais acima perguntou:

Alguma outra idéia melhor, paraíba!??!?!?!

Deixa que essa eu respondo. Cara, sou PARAIBANO e tenho sim uma idéia melhor. Todo mundo deve sim ter uma pasta online, hj é indispensável. Mas que essa seja individual, como um blog, um site e por ai vai.Existe o carbonmade e outros que permitem que nós, e nossa pastas, sejamos analisados com o respeito e a atenção merecida. E não um cesto de lixo publicitário, onde o cara meta a mão e pegue qualquer coisa lá dentro, como é o caso do site citado nesse post, mas não sem antes revirar muito cocô. Acho até que foi uma boa idéia, apenas para o dono do site. Ele deve estar tirando uma graninha com o tanto de banner que vi lá.

É cada coisa.

Anônimo disse...

Olá,

Já tenho uma nova sugestão de POST, porque não colocam a campanha do Shopping Manaíra e a do MAG? Putz todas duas foram feitas nas coxas, olha ai o duplo sentido...aguardo um retorno de vocês.

Anônimo disse...

Isso por que vcs não viram ainda a campanha do Shopping Barra de Salvador, Bahia. Nada supera. Vejam no tahrebocado.blogspot.com